Sobre contar para os outros sobre a gravidez



Quando a gente descobre que está grávida, a gente entra numa vibe um pouco engraçada e confusa. Um misto de quero-sair-gritando-na-rua-que-tem-um-bebe-dentro-de-mim com vou-proteger-esse-nenem-com-todas-as-minhas-forças. Algo do tipo: você  quer contar para todo mundo, mas você tem medo. Tem medo das reações - de se decepcionar, porque você espera que todo mundo fique feliz com uma nova vida -, medo das dificuldades do início de gravidez, medo de não lidar com os pitacos e medo até de coisas sobrenaturais e energias alheias. A gente pira. Você sabe que aquele momento de "segredinho" é o único momento da vida do seu filho no qual você está protegendo ele do mundo. Mas ao mesmo tempo, você está tão feliz com a novidade que quer mais é sair gritando na rua estou grávida, estou grávida, larilarala.




Você planeja um trilhão de jeitos de contar para as pessoas importantes. Compra roupinhas de criança, escreve cartinha, prepara discurso, mas na hora as coisas funcionam como a emoção manda. Aqui, a tática foi as roupinhas de criança: ganhou o pai, os avós e tia materna e os avós e tia paternos. Tudo no Natal.  Abrir o pacotinho e dar de cara com aquele pequeno pedaço de pano que cobrirá um ser em formação já faz cair a ficha de todo mundo. Cair ficha, cair lágrimas, jorrar amor. Aqueles momentos que você nunca irá tirar da memória. Nem o seu nervosismo antes de contar, nem a alegria após o recebimento da notícia. É como se a vida se transformasse e todos ganhassem um novo capítulo em sua existência. E caso a memória escape, tem aí a tecnologia com os vídeos gravados para nos socorrer.



Você espera os momentos de "segurança": vou esperar o primeiro ultrassom. Vou esperar ouvir o coraçãozinho. Vou esperar a barriga aparecer. Vou esperar o morfológico. Vou esperar as 12 semanas. Vou esperar as 16 semanas. Então você vai descobrindo que cada etapa da gravidez tem um novo desafio, e se você esperar passar por todos, vai contar com o bebê nos braços na maternidade. Começa a selecionar: obviamente o pai é o primeiro a saber, afinal, metade dele está crescendo em você. Os avós que tanto te pentelhavam pela continuação da prole, vão saber após ouvir o coração. Os amigos após as 12 semanas. O resto da humanidade quando o coração (da mãe, do pai e do bebê que já está acelerado) permitir.



Então você conta. Você conta e percebe que já deveria ter contado antes. Porque as reações são mais maravilhosas do que você esperava. As pessoas ainda têm a capacidade de ficar feliz com a felicidade alheia. As pessoas emanam energia positiva, torcem por essa nova vida, ficam contentes com a renovação da vida. O tempo começa a passar e você percebe que o seu segredinho dividido com as pessoas que você gosta continua sendo especial. É como se o seu bebê recebesse toda aquele amor em forma de energia. Até contar na internet - o novo jeito de dividir a gravidez com a humanidade - torna-se especial. Porque pessoas que participaram da sua vida com o passar dos anos e torceram por você de alguma forma podem voltar a participar. Então é mais energia, é mais amor, é mais positividade para o bebê. Claro, são mais pitacos, mais sugestões e mais opiniões que você, domada por hormônios, nem sempre consegue lidar. Mas focar no bônus da situação faz o ônus só aparecer em momentos de estresse. E ainda vale mais a pena sair gritando na rua que está grávida do que se recolher em casa protegendo seu ventre como se ele fosse trancado a sete chaves. Afinal, se você cria um filho para o mundo, é preciso dividir essa experiência com ele. Das energias, Deus, o Universo e tudo aquilo que você acredita cuidam. 



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Atenção

Debaixo do Guarda-Chuva é um site de entretenimento e lifestyle. A reprodução do conteúdo do site é permitida, com os devidos créditos. Se tiver alguma dúvida entre em contato com blogdebaixodoguardachuva@gmail.com.

Manifeste-se

Dúvidas, sugestões, reclamações, elogios, desabafos e nudes, envie e-mail para blogdebaixodoguardachuva@gmail.com

Debaixo do Guarda-Chuva Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital, Logo, Banner e Identidade Visual Studio Grazie