Sobre as verdadeiras dificuldades em amamentar




Amamentar não é difícil, mas definitivamente não é fácil. É quase um ato de resistência. E não, não estou falando sobre peitos inchados, pesados, rachados ou sangrando. Não estou falando sobre dificuldades na pega ou no bebê aprender a mamar. A questão é além. Tem algumas coisas que ninguém te conta sobre a dificuldade de se amamentar.



A primeira coisa é que amamentar demanda disponibilidade. Esquece tudo o que falam sobre o bebe mamar a cada 3h. Isso não funciona para todos. Você só se alimenta a cada três horas? Tem sede com hora marcada? O bebê também não. E é por isso que tantas mães seguem a livre demanda: o bebê solicita, a mãe dá. Mas isso significa estar disponível para o bebê o tempo inteiro. Estar por perto para acalenta-lo quando ele precisar do afeto do seio materno. Acoplar a criança no peito o dia inteiro para viver: isso implica em escrever com o bebê no peito, almoçar com o bebê no peito, ver TV com o bebê no peito, para muitas mães, dormir com o bebê no peito. Claro, se você tiver uma rede de apoio e alguém para cuidar do bebê nos intervalos - por mais que eles sejam menores do que as históricas três horas - você pode tentar ter uma ou outra refeição quente. Mas estar disponível para amamentação em livre demanda significa também em receber as visitas em casa com os peitos de fora. Eu brinco que quando você vira mãe, você perde qualquer vergonha. Você pode armar o esquema que for para não expor o seio - nossa cultura ainda não lida muito bem com amamentação, seio só pode ser exposto para nudez recreativa -, mas pode ser uma situação desconcertante dependendo da visita ou do ambiente.


Então entramos em outra questão: amamentar em público. Antes de pensar em vergonha ou exposição, deixa eu te contar uma coisa: você precisa de roupas para amamentar. Roupas que te deixem a vontade, deixem o bebê a vontade e que facilitem na hora de amamentar: que abram rapidamente, fechem rapidamente e não te deixem desconfortável. Ah sim, se você não for uma artista global, muito provavelmente você ainda estará inchada, acima do peso e esse cenário vai demorar um pouco para passar. Então precisa de roupas que você, além de tdo, caiba. Além disso, você terá que lidar com os olhares alheios. Olhares curiosos, olhares maliciosos, olhares de reprovação, olhares cúmplices, olhares de aprovação. Confesso que é um tanto estranho amamentar em público e alguém decidir passar a mão na cabeça do seu neném enquanto isso. Ou olhar de perto porque "gosta de ver o bebê mamar". Realmente é uma cena linda ver aquela mini boquinha abrindo e fechando enchendo a pancinha, mas não necessariamente você fica a vontade com as pessoas observando tão de perto. A gente quer que a amamentação seja algo natural, mas calma que algumas coisas na vida ainda têm certos limites ou distâncias.



Amamentar também implica em receber constantemente opiniões alheias. O bebê esta mamando demais. Está mamando de menos. Levanta ele depois de mamar. Deixa ele dormir depois de mamar. Amamente deitada, é melhor pra você. Amamente sentada, ele vai ter otite. Depois dos seis meses o leite não serve de mais nada. Você só vai amamentar por seis meses? O Ministério da Saúde manda 2 anos. Amamentar é coisa de quem não tem dinheiro pra comprar fórmula. Dá mamadeira pra ele dormir a noite toda. Ele ta chorando, é cólica. O que você comeu? Deixa de comer chocolate que faz mal pra ele. Não se estressa que passa pro leite. Descansa pra ter leite. Nossa, você não cuida do seu bebê o tempo todo? Que espécie de mãe você é que para pra descansar? Você tem que amamentar a cada 3h. Você tem que dar peito o tempo todo. Você tem. Você deve. Você não deve. Por que você faz isso? Você é uma péssima mãe.



A amamentação é uma das primeiras empreeitadas que uma mãe enfrenta nesse mundo. É chegar com os pés na porta na terra do "todo mundo sabe cuidar do seu filho, menos você". É hora de encontrar toda a calma que você não tem no mundo e está ocupada lidando com seus hormônios desconcertados do pós parto para fazer aquilo que a natureza nos preparou: alimentar e acalentar nossos filhos. Porque apesar de enfrentarmos o cansaço, os olhares, os pitacos ou qualquer outro obstáculo, nada paga esse momento. É o primeiro capítulo da maternidade que ficará pra sempre marcado em sua mente: aquele momento em que a solução de todos os problemas do seu filho se encontra no calor do seu peito, os olhares se encontram, o sorriso se desmancha e você sabe que está simplesmente fazendo o certo. Porque amamentar não é fácil, mas é muito bom!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Informações

Todas as imagens que aparecem no site são reproduções de outros sites e o Debaixo do Guarda-Chuva não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Debaixo do Guarda-Chuva entre em contato e ela será removida.

Seguidores

Atenção

Debaixo do Guarda-Chuva é um site de entretenimento e lifestyle. A reprodução do conteúdo do site é permitida, com os devidos créditos. Se tiver alguma dúvida entre em contato com blogdebaixodoguardachuva@gmail.com.

Manifeste-se

Dúvidas, sugestões, reclamações, elogios, desabafos e nudes, envie e-mail para blogdebaixodoguardachuva@gmail.com

Debaixo do Guarda-Chuva Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital, Logo, Banner e Identidade Visual Studio Grazie