Sobre ser pai de verdade e não de internet





É fácil ser pai de Facebook.


Difícil é acordar de madrugada para trocar a fralda e acalmar o bebê depois que a mãe amamenta.


É fácil sorrir pra foto no Facebook.


Difícil é criar um laço com seu filho desde a maternidade. Saber cuidar, acalentar, entreter e se segurar naquele pequeno fio de paciência quando o cansaço bate, mas a criança demanda atenção.


É fácil fazer declaração de amor pro filho no Facebook.


Difícil é acompanhar no pediatra, saber o nome dos remédios, o jeito certo de dar cada um, as reações do seu filho e segurar o choro na hora da vacina, enquanto tenta secar as lagrimas daquele serzinho que saiu a cara da sua mulher.


É fácil posar de pai perfeito na internet.


Difícil é ser companheiro da mãe. Dar a estrutura para que ela possa amamentar com calma e cuidar do filho tranquilamente quando você não pode estar por perto, dividir os cuidados, deixar a mãe descansar mesmo quando você acha que nunca sentiu tanto cansaço na vida. Incentivar que ela cuide da sua vida tanto quanto cuida da vida que vocês criaram. Entender o conceito de família e essa nova estrutura que vocês pertencem agora. Pesquisar, conversar, trocar informações, querer entender. Saber cada detalhe e centímetro daquele bebezinho. Identificar - ou tentar - os choros e a vontade de alguém que ainda não sabe falar. Perceber as mudanças sutis no dia a dia de comportamento e fisionomia. Simplesmente sorrir por ouvir a respiração tranquila do seu filho dormindo depois de um longo dia de trabalho - cuidando dele.



Tentar provar para os outros a sua felicidade por meio de uma foto na internet não é o que realmente faz com que sua vida seja plena. Pai de verdade cuida, divide cuidados, acalenta, acarinha, dá banho sem precisar da mãe, fica sozinho com o filho sem precisar de auxilio, conhece cada pedaço e expressão daquele serzinho que colocou no mundo. Pai de verdade deixa programas pra estar ao lado de sua família, inclui a família em sua vida social, a vida social em sua família, negocia horários de um jeito que não prejudique ninguém - ou ao menos tenta. Pai de verdade entende essa entrega que é criar uma nova família. Entende que é necessário em casa. Sabe se fazer necessário. Sabe não ser um peso, mas um porto seguro para seu filho e a mãe dele. Pai de verdade só falta amamentar.


Porque é fácil ser pai de Facebook. Difícil é ser pai. É perceber que ser pai não é simplesmente pagar contas ou brincar no fim de semana. Ser pai não é devolver para a mãe no primeiro choro. Até porque o filho também é seu, como você vai devolver algo seu? Ser mãe e pai não é fácil, mas não é difícil. Difícil é entender que seu papel nesse mundo louco da paternidade e maternidade depende exclusivamente de você e nem é tão difícil assim. Basta querer. 


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Informações

Todas as imagens que aparecem no site são reproduções de outros sites e o Debaixo do Guarda-Chuva não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Debaixo do Guarda-Chuva entre em contato e ela será removida.

Seguidores

Atenção

Debaixo do Guarda-Chuva é um site de entretenimento e lifestyle. A reprodução do conteúdo do site é permitida, com os devidos créditos. Se tiver alguma dúvida entre em contato com blogdebaixodoguardachuva@gmail.com.

Manifeste-se

Dúvidas, sugestões, reclamações, elogios, desabafos e nudes, envie e-mail para blogdebaixodoguardachuva@gmail.com

Debaixo do Guarda-Chuva Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital, Logo, Banner e Identidade Visual Studio Grazie